terça-feira, 29 de setembro de 2009

A cidade de Banff no Canadá fica situada nas Rochosas, estado de Alberta no Oeste do País. É uma cidade fascinante com muita aventura como rafting, escalada, esqui na neve, cavalos, hiking etc. Para se chegar lá, basta pegar um vôo para Calgary com Air Canada ou alguma das Americanas. Fora do inverno é muito fácil dirigir, então alugue um carro e dirija 1:30hs até lá. A região é rica em natureza, aproveite para ir até Lake Louise, visite a gôndola, vá até o lago Minnwwanka e se puder estique a viagem até Jasper passando pelo Columbia Icefields. As imagens falam mais do que as palavras, veja o vídeo abaixo e depois consulte a Monark Turismo no http://www.monark.tur.br/:



PERU: Lima é a maior cidade e capital do Peru. É no vale de três rios, Chillón, Rimac e Lurín. Até o século 16 pertencia à cidade hoje a Lima Inca Empire. Lima foi criado em 1535, quando o conquistador espanhol Francisco Pizarro criou o primeiro assentamento. O nome original da cidade foi Ciduad de los Reyes, o que significa cidade dos reis. Em 1551 a cidade foi fundada em Lima a universidade mais antiga da América Latina. Em 1563 foi construído o primeiro teatro. Em 1821, Peru se tornou um país independente. Em 1852 foi construída a ferrovia ligando a cidade e do porto de Callao Lima. É a mais antiga ferroviária na América do Sul.

Sobre a praça "Plaza de Armas", encontramos uma série de edifícios coloniais espanhóis. Os mais importantes são a Câmara Municipal Cabildo, O palácio do Arcebispo com belas varandas de madeira, St. Francis, Palácio e Casa Torre tagli inquisição. Em locais onde Pizarro morou agora se ergue o Palácio de Governo Gobiero.

Em 1988, o centro histórico da cidade Lima foi registrado na lista de monumentos culturais da UNESCO.

1. Ao longo de três andares, o Museu de La Nación expõe peças dos povos pré colombianos dos Andes e explica, em ordem cronológica, o rico passado. Além das relíquias originais, há réplicas de todos os sítios arqueológico importantes do pais. Reserve de duas a três horas para o passeio – e você não terá um mínimo de arrependimento.

2. Se o Museu de La Nación retrata a história dos povos antigos, o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera especializa-se em arte pré-colombiana. É a maior coleção do mundo no gênero. As obras mais famosas são provenientes do povo moche (anos 200 a 700). Em sala à parte, Para não constranger visitantes mais sensíveis, o acervo reúne explícitas representações eróticas, separadas da coleção principal. O Café del Museu, anexo, é comandado pelo renomado chef Gastón Acurio.

3. Muitos vão o Convento y Museu de San Francisco apenas para visitar as impressionantes catacumbas. Trata-se de um ossário com dimensões ate hoje desconhecidas. Foi a morada derradeira de dezena de milhares de moradores da cidade a partir de 1546. Mas há muito mais a conhecer: os azulejos de Servilha, os retratos dos apóstolos, o altar neoclássico e a biblioteca do século 17, com 20 mil volumes.

4. A mais famosa praça de Lima nem é mais bonita, mas, ao seu redor estão alguns dos edifícios mais importantes do peru. Ao demarcar o lugar onde Francisco Pizarro fundou a cidade, em 1535, a Plaza de armas abrigou tribunais da Inquisição e touradas. Entre os prédios dos arredores, a Catedral é o mais interessante. O mais antigo também. Muitas construções das primeiras décadas de lima foram destruídas pelo terremoto de 1746. Dentro da catedral está os restos do conquistador espanhol Francisco Pizarro, que dizimou o Império Inca.

Veja o resto das dicas de Peru agora: http://www.monark.tur.br/dicas_peru.asp

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Impactante, cheia de contrastes, hospitalaria, amável; cidade que respira arte, diversidade e modernidade, assim é Barcelona, cidade cosmopolita e mediterránea. Suas ruas já foram testemunhas do embates do Quijote, albergue e inspiração de grandes artistas, cenário de Todo sobre mi madre de Almodóvar, e palco da recente Vicky Cristina Barcelona, único filme de Woody Allen rodado na Espanha.

No centro urbano coabitam em perfeita harmonia elementos do passado com os exemplos mais bonitos de arquitetura contemporânea, como a Torre Agbar. O centro histórico, formado pelo Bairro Gótico e os bairros da Ribera e o Raval, é famoso pelos seus edifícios históricos. Um passeio por suas ruas é essencial para entender os diferentes períodos da história de Barcelona, contemplar seus monumentos e principalmente, desfrutar da sua característica atmosfera mediterrânea.

No bairro gótico é conservado ainda o Els Quatre Gats (c. Montsió, 3 Bis), um edifício modernista construído por Josep Puig i Cadafalch que foi inaugurado no 12 de junho de 1897. Ponto do encontro de artistas como Picasso, Casas, Rusiñol ou Nonell, contam que quando eles se reuniam se embebedavam e então surgia a inspiração para suas obras. Nele foi realizada a primeira exibição de Pablo Picasso. Bem perto da Rua de Ferran, na passagem do Crèdit número 4 pode achar também a casa onde nasceu o pintor Joan Miró. Encontramos também a Catedral da Sagrada Família, de Gaudí que é a única catedral no mundo sem terminar.

Conhecer bem Barcelona o melhor lugar La Rambla, uma avenida movimentada e colorida que começa perto do mar, no Mirador de Colón, e ascende até o Plaza de Catalunya, ponto de encontro e centro de comunicações urbanas. Considerada o coração da cidade, viva e plural, é indispensável percorrê-la atentamente: músicos espontâneos, cantores de ópera, mímicos, pintores, estátuas humanas, quiosques de flores e vendas de pássaros, o mercado da Boqueria, o Gran Teatre del Liceu -restaurado ao término de 1999 -, inúmeros comércios e cafés aconchegantes, fazem parte de um passeio sem igual e inesquecível.

Dominando a cidade do sul, Montjuïc é erguido em um dos lugares mais representativos de Barcelona. A urbanização desta montanha começou em 1929 para a Exposição Internacional, com tal motivo foram construídos pavilhões, espaços ajardinados e outras instalações. Também abriga o Anel Olímpico, complexo esportivo construído para os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992; onde também têm sua sede museus importantes como o Nacional de Arte de Cataluña, o Arqueológico e a Fundação Miró.

De acordo com a voz popular de Barcelona, é tradição ir a fonte de Canaletes para beber um gole de água quando se está de visita na cidade pela primeira vez, e todas as pessoas que bebem desta fonte se apaixonam por Barcelona e voltam mias cedo ou mais tarde. Então, bebamos, pois Barcelona é um desses destinos que vale a pena ser visitado uma e outra vez.

Uma Espanha muito louca e animada no coração da Catalunha
Não é a toa que esta cidade vive na moda. Ela tem praias, uma gastronomia fantástica, bairros históricos muito bem preservados e, claro, a obra dos gênios como Picasso, Miró e, sobretudo, Antoni Gaudí.

Continue a ver as dicas no link: http://www.monark.tur.br/dicas_barcelona.asp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ORLANDO - Vamos lá. Acho que você quer uma sugestão de quantos dias ficar em Orlando. Eu diria que só o fato de ir para lá já é especial por isso recomendo um mínimo de 8 dias, que são 7 noites. Mas prepare-se para a Maratona.

Primeiro dia. Você vai chegar em Orlando, pegar o carro na locadora e ir para o Hotel deixar as malas. Se der sorte vai conseguir entrar no quarto se o Hotel estiver vazio. Aí a ansiedade vence o cansaço da viagem e você vai querer fazer um dos parques imediatamente. O Sea World é uma ótima pedida porque não demanda do dia inteiro. Fique até o show da Shamu no fim do dia.

Segundo dia. Agora chegou o dia do Magic Kingdom. Vá cedinho para chegar as 09:00hs. Pegue o mapa na entrada e trace o seu roteiro. Imagine-se em um acampamento de Cowboys encabeçado pelo próprio Woody. Ou em uma oficina que ensina as destrezas de um pirata, ou ainda participar de um baile com as princesas. Enfrente o pirata preferido por todos, o Capitão Jack Sparrow, que passou a fazer parte da tripulação da atração Pirates of the Caribbean! Desafie o famoso trio de montanhas do Magic Kingdom, pilotando um foguete pelo espaço, serpenteando pelos cumes do velho oeste em um trem mineiro e mergulhando até o esconderijo secreto do Coelho Brer. Além disso, viva uma maravilhosa aventura musical com o Pato Donald, através dos filmes clássicos da Disney, no Mickey's PhilharMagic 3-D Spectacular. Se neste dia houver o Show de fogos, Wishes, assista em um local estratégico para ir embora logo em seguida. Prepare-se para a multidão. Existem mais duas paradas durante o dia, cheque os horários – SpectroMagic e Disney Dream Come True Parade.

Terceiro dia, Epcot. Mesmo esquema do Magic Kingdom, chegue cedo. Desde emoções de arregalar os olhos até criações inimagináveis, o Epcot é o lugar onde a magia da Disney junta-se às maravilhas do mundo real. Embarque num ‘mariscomóvel' para acompanhar Marlin e Dory em suas brincadeiras com o sempre curioso peixe-palhaço, em The Seas with Nemo & Friends. Depois, converse cara a cara com Crush, sua tartaruga preferida. Esta diversão submarina foi inspirada no filme Finding Nemo, da Disney•Pixar. Deixe que sua imaginação alcance novas dimensões, enquanto você é lançado aos céus em um impressionante vôo, na atração Soarin'™! Depois, escolha entre duas incríveis viagens até o planeta Marte, em Mission SPACE. Aperte os cintos para vivenciar toda a força da versão original ou desfrute de uma viagem mais suave até Marte. De volta à Terra, entre na pista de alta velocidade para enfrentar as provas automobilísticas. Comece pela esfera e depois todos os pavilhões. Depois de todos feitos vá para o lago e visite todos os países. Se quiser almoçar ou jantar em algum restaurante dos países, faça a reserva com antecedência. Que tal o almoçar na Itália? Termine o dia num local estratégico para ver o show de laser e fogos IllumiNations: Reflections of Earth. Testemunhe um caleidoscópio noturno emocionante enquanto o céu entra em erupção com mais de 1.100 explosões pirotécnicas e o extraordinário Globo Terrestre flutua pela lagoa, revelando maravilhas dos sete continentes em suas telas LED em curvatura — o primeiro do mundo deste tipo.

Veja o resto do Roteiro e todas as Dicas de Orlando agora - http://www.monark.tur.br/dicas_orlando.asp

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

San Francisco - Siga estas dicas. Seu coração vai mesmo ficar em Frisco

Os tempos hippies acabaram. Mas a cidade da Califórnia continua a mais liberal dos Estados Unidos. Conseguiu a proeza de sofisticar-se sem perder o estilo venha como quiser.

1º San Francisco, nos Estados Unidos, é referência para dois movimentos: o dos hippies e o dos gays, que marcaram a história dos bairros de Haight-Ashbury e Castro. O primeiro virou um reduto da classe média alta, mas por lá ainda sobreviveram alguns velhos ripongas de camiseta da veneranda banda de rock Grateful Dead tocando bongô (sim, é sério). Castro é o bairro gay, e como tal, cheio de lojas de moda e arte contemporânea. Vá sem preconceito.

2º A cidade já era famosa pela sua cozinha (chamada de Pacific Rim, mistura de temperos asiáticos e californianos) antes de a gastronomia entrar na moda. Hoje aberta à culinária multiétnica, tem também ótimos restaurantes latinos e espanhóis no bairro Mission.

3º O passeio pela Ilha de Alcatraz, onde existiu, até 1963, uma famosa prisão, é de arrepiar. Em especial, se você ouvir o áudio guide durante a visita, com depoimentos reais de ex-presidiários e uma sonoplastia com tiros, gritos e assovios.

4º Ao longo do imenso Golden Gate Park dá pra fazer muita coisa – montar um piquenique, andar de skate ou patins, tirar fotos da ponte Golden Gate etc. Para momentos de paz, vá ao Conservatory of Flowers, uma das mais belas estufas do mundo, e ao Japanese Tea Garden, o jardim japonês esculpido meticulosamente no século 19.

Veja o resto das dicas aqui: www.monark.tur.br/dicas_sanfrancisco.asp

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os Desafios dos operadores com as novas tecnologias

por Marco Ferraz*

Temos enfrentado mudanças radicais em nossa forma de trabalho nas últimas décadas. As operadoras de turismo estão caminhando junto com as novas tecnologias e buscando não se distanciar do que acontece fora do Brasil. Um caminho sem volta é o da venda online, que deve ser implementada, ao mesmo tempo em que se deve buscar a qualidade do site no que diz respeito ao layout, conteúdo e inteligência.

A maioria dos operadores participa de feiras fora do Brasil para ter contato com todas as tendências, o que realmente faz a diferença. Há alguns anos, foi iniciada a onda do dynamic packaging, conceito que consiste em o cliente ter acesso a vários produtos e reunir em um único carrinho de compras tudo aquilo que lhe interessar. É o próprio cliente quem monta o seu pacote, na ordem que quiser, e ainda escolhe a melhor forma de pagamento.

Por trás desta funcionalidade, que a primeira vista parece muito simples, existem uma série de conexões, muito conteúdo, filtros e horas e horas de programação. Os primeiros Operadores pagaram verdadeiras fortunas, investindo milhões de euros ou dólares. Depois de um tempo viram que poucos no mundo podiam continuar a pagar por este desenvolvimento.

No que se refere ao Brasil, a situação é um pouco diferente: em primeiro lugar, nossa língua não é universal e por isso temos que tropicalizar tudo. Imagine que além das conexões com os GDS’s, receptivos, locadoras, cadeias de Hotéis, brokers, meios de pagamento, antifraude, bancos de dados e muitos outros, temos que lidar com os webservices das nossas companhias aéreas: TAM, Gol, Oceanair, Webjet, Azul, Trip e Passaredo. Todas, sem exceção, escolheram não manter seu conteúdo total nos GDS’s, fazendo com que nossos programadores tenham que estudar caso a caso, garantindo a nossos clientes um acesso equânime e simples à este conteúdo. E isso muda a todo o momento.

É para se comemorar a parceria inédita entre 26 operadoras e o Ministério do Turismo para a construção de um sistema de vendas online de viagens domésticas, que neste momento encontra-se em fase final de implementação. Serão mais de cinco mil fornecedores interligados num sistema, com preços super promocionais para a venda de nossos destinos, de norte a sul. Passagens, hotéis, pousadas, locadoras, traslados, passeios, shows, cruzeiros e muito mais serão disponibilizados para os agentes de viagens e ao público final. O Projeto Vai Brasil conta ainda com o “braço” Viaja Mais Melhor Idade, voltado aos passageiros da terceira idade, com preços exclusivos e muito vantajosos. Muito em breve estaremos comercializando o nosso conteúdo para os grandes players de fora do Brasil, simplesmente ligando a nossa API aos seus sistemas.

Uma vez resolvido o sistema de venda online e seus acessórios, incluindo a integração com o back office da Operadora, teremos o desafio de gerar tráfego para o site. Temos que estudar campanhas online com links patrocinados no Google, Yahoo, Bing, UOL, Globo, Folha, Estado, sites de viagem, newsletters, troca de links e banners, conteúdo orgânico, e muita mídia offline como revistas, jornais, rádio, televisão, outdoors, folheteria, merchandising, permutas e patrocínios.

A questão do conteúdo hoje é bastante complexa, pois nosso site deve ser rico em texto, fotos, vídeos, links e outros. Temos que nos utilizar de redes sociais como Orkut, Facebook, Flikr, Twitter, Blogs e Youtube. Esta necessidade incha o quadro de colaboradores das operdoras pois as atualizações destas ferramentas são imprescindíveis, além de outros aplicativos como fóruns, chats online, MSN e Skype.

A essência de um operador continua a mesma: buscar destinos e produtos que o cliente procura e apresentar de forma simples e pronta para a aquisição. Lidamos com uma infinidade de fornecedores, depuramos e escolhemos os melhores, empacotamos, vendemos e financiamos para todo o mercado, pagando à vista em todo mundo. Além disso, é nossa função capacitar todos os nossos colaboradores e agentes de viagens.

Nesta semana tive contato com uma solução da Travelport que encheu meus olhos. Ele se chama Travelport Universal Desktop, e numa mesma tela poderemos ter todos os GDS’s e webservices das companhias aéreas, além das API’s dos receptivos, mapas, previsão do tempo, emails, Messenger, política de viagem de clientes e muitos outros. Além disso, temos informações de produtividade de nossas filiais e todos os colaboradores. Em resumo, é um aplicativo que permitirá ao mercado uma série infinita de possibilidades.

Mais do que nunca, a tecnologia hoje está ao alcance de nossas mãos, pronta para gerar mais eficiência e produtividade dentro de nossas Operadoras, e também para qualificar a informação oferecida a nossos clientes e distribuidores, resgatando o papel do agente de viagens como a fonte mais completa e especializada quando o assunto é viajar!

* Marco Ferraz é Diretor de Tecnologia da Braztoa (Brazilian Tour Operators Association) e Diretor da Monark Turismo.

sábado, 5 de setembro de 2009

Las Vegas - Os cassinos são só uma das muitas e muitas diversões. A cidade americana oferece mergulho com tubarões, espetáculos dos grandes nomes do show bizz até uma roda gigante numa torre de 310 metros. Vir até aqui é aposta ganha.

1º O mergulho com tubarões no aquário do hotel Mandalay Bay é a novidade mais arrepiante da temporada em Las Vegas. Quem se dispõe a pagar US$ 650 pode nadar com mais de trinta tubarões de diferentes espécies. Mas dá para visitar o aquário e ficar próximo dos grandes cetáceos sem entrar na água pagando US$ 16,95.

2º Numa cidade em que o dinheiro é tão importante – e ganhá-lo apostando na sorte, o maior chamariz, um dos grandes programas sai de graça: caminhar pela Strip a partir do entardecer. A seqüência de luzes, apresentações ao ar livre, artistas de rua e uma multidão de gente (excêntrica ou comum) parece não ter fim.

3º Em 45 minutos, um helicóptero tira você de Las Vegas e o leva para ver todo o esplendor do Grand Canyon – que, mesmo do alto, parece não ter fim. Dá para escolher a programação. Alguns tours incluem um piquenique com champanhe na parada no Grand Canyon. Outros fazem só um bate e volta.

Veja as outras dicas - www.monark.tur.br/dicas_lasvegas.asp

Buenos Aires é uma cidade que sempre encanta. Tem ar cosmopolita, jeito de Europa, boa comida, ótimo vinho e uma vida noturna, tão interessantes quanto certas comprinhas na Calle Florida. Pode se visitada a todo o momento, não importa se é verão ou inverno. Os prazeres portenhos estão à espera 365 dias por ano. Difícil alguém voltar insatisfeito ou reclamando da terra de Evita Perón. Há muito o que ver- ou rever- na cidade: o calçadão de Puerto Madero, as coloridas viela do caminito, em La Boca , a feirinha de San Telmo, os jardins jardins da Ricoleta, os shows de tango...

E com o real a cada dia mais valorizado em relação ao peso, cada vez mais brasileiro estão cruzando a fronteira para curtir o país vizinho. Mas se o câmbio favorável para nosotros ainda for pouco para convencê-los a visitar a capital dos hermanos, selecionamos outros 49 argumentos para convencê-lo. Confira um por um. www.monark.tur.br/dicas_baires.asp

Chile - Comprido como aquelas varas utilizadas pelos saltadores – são cerca de 4300 km desde o norte, na divisa com o Peru, ao Cabo Horn, no extremo sul do País -, cruzar o Chile significa mudar de clima, literalmente, muitas vezes e, conseqüentemente de paisagens. Os arredores de Santiago, por exemplo, com distâncias entre 60 e 100 km, pode-se encontrar uma ótima Estação de Ski no alto da Cordilheira do Andes (Valle Nevado); a maior piscina ao ar livre do mundo (Algarrobo) e uma cidade encrustada em morros que é Patrimônio Cultural da Humanidade (Valparaíso, colada ao Balneário mais disputado do Verão (Viña Del Mar)). Sem falar do Vale de San Antonio, mais uma região vinícula que começa a ficar internacionalmente conhecida. Mas a terra do Poeta Pablo Neruda tem muito mais. As paisagens desoladoras, porém hipnotizantes, do Deserto do Atacama. Os Vulcôes, alguns ainda ativos, na região de Puerto Montt, Puerto Varas e Pucón. As geleiras e Fiordes da Patagônia. E todo o exotismo da distante Ilha de Páscoa. Consulte os pacotes da Monark para o Chile, as promoções estão imperdíveis com o segundo bilhete de graça. www.monark.tur.br/pacotes.asp?reg=1