domingo, 28 de junho de 2009

Tam, Gol, Azul, Webjet, Ocean Air, Trip. Nossos céus estão sendo ocupados por eles. Praticamente 80% dos passageiros no Brasil voam com Tam e Gol nos vôos domésticos. Estão chegando Azul e Webjet na briga pela terceira força deixando a Ocean Air um pouco atras. A Trip tem vocação regional operando aeroporto em lugares remotos e funciona como um feeder (alimentador) de aeroportos maiores, ou seja, o Brasil precisa muito de Cias regionais por causa das suas dimensões. É muito bom para todos que exista concorrência, porque o duopólio Tam e Gol prejudica a oferta de preços e destinos. Estamos numa nova fase de composição de tarifas tanto no Brasil como para vôos internacionais. Os novos procedimentos para que as Cias sejam lowcost tem 2 lados. Aquele cliente que andava de ônibus pode descobrir o avião para fazer suas viagens, ele não exige um check in agradável, uma poltrona mais confortável e um serviço melhor, ele quer chegar mais rápido e não exige um super serviço. Já aquele viajante frequente não gosta de pegar longas filas em aeroportos, sofre com o aperto entre as fileiras de aviões e acha um absurdo receber uma barrinha ou bolachinha no serviço de bordo. Por isso tudo tem Cias Aéreas procurando oferecer serviços para esta segunda opção, caso da TAP, Emirates, Etihad, Singapure, JAL, Thai, Qatar, e muitas outras. Já na categoria de baixos serviços e preços baixos temos a Gol, Azul, Easyjet, Ryanair, Jetblue, Soutweast, Air BErlin, Air Europa e várias outras. No meio existe uma categoria que baixou os serviços mas não é tão lowcost, como TAM, American, United Delta, Air France, Iberia, Lufthansa, Klm, Alitalia, Continental, etc. Nas conversas com outros agentes de viagens vemos que o cliente busca pagar o mínimo necessário, é exigente e quer o melhor serviço. Isso não combina, em se pagando menos não dá para buscar o melhor serviço. Um fator antagônico com qualquer outro segmento é que no Turismo, quanto maior o número de passagens compradas por um cliente num vôo, mais alto será o preço. Incrível não é? Se você for numa concessionária de carros e quiser comprar 20 carros, vai ter um bom desconto mas, se você quiser comprar 100 passagens num vôo, vai pagar mais caro do que comprando só 5. Isso é chamado de YELD MANAGEMENT que é uma técnica de gestão utilizada para calcular a melhor política de preços em Cias Aéreas, baseados em modelos matemáticos e simulações. É um sistema que recebe muitas informações variáveis e otimiza a ocupação e lucro de um determinado vôo mudando tarifas e aumentando o número de poltronas ofertadas a preços baixos ou altos. Antecipação do vôo, pedidos de reservas, dias da semana, feriados, histórico do vôo, tempo no destino e etc, são variáveis analisadas pelo sistema. Isso quer dizer que você pode sentar ao lado de alguém que pode ter pago muito menos ou muito mais do que você, dependendo de quando comprou ou quanto tempo vai ficar no destino. Estranho mas vá se acostumando, planeje a sua viagem com o máximo de antecedência, evite sextas e sábados (mais procurados), saiba que os feriados vão ser mais caros, as férias também. Por isso procure sempre um agente de viagens - consulte a Monark no http://www.monark.tur.br/ ou no 11-3235-4322.

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