terça-feira, 27 de outubro de 2009



1. Dubai fica no Oriente Médio, no litoral do Golfo Pérsico. Ao norte, do outro lado do Golfo, fica o Irâ, ao sul e à oeste fica a Arábia Saudita, à leste fica Omâ. O emirado tem um pouco mais de área do que o estado do Rio de Janeiro. A poucas horas de vôo de Dubai pode-se chegar a Índia, Egito, Jordânia, Líbano, Maldivas, Tailândia, Singapura, Mauritius, etc.

2. Sua localização no globo é um pouco acima do Trópico de Câncer, mesma latitude ddo Sul da Flórida – USA (Miami), Bahamas, Centro do México, Norte do Hawaii e Taiwan. A equivalência no hemisfério Sul seria um pouco abaixo do Trópico de Capricórnio e sabe onde, isso mesmo, sul do Estado de São Paulo. Por estar no hemisfério norte seu verão equivale ao nosso inverno e vice versa. No verão a média de temperatura é de 40 graus e no inverno, 24 graus.

3. Seu meridiano faz com que Dubai esteja 7 horas na frente do horário de Brasília em tempo normal, sem horário de verão.

4. Em Dubai, pouco se anda nas ruas, tudo é feito de carro, então se pode ir no verão também. Todos os museus, shoppings, hotéis e atrações tem ar condicionados poderosos. O metro fica pronto no segundo semestre de 2009 (setembro), então a locomoção ficará mais fácil e barata para todos.

5. A Emirates é a Cia Aérea oficial de Dubai e faz a ligação com a América do Sul através de São Paulo com vôos diários. O tempo de vôo no trecho de São Paulo a Dubai é de 13:50hs e na volta, é de 15:00hs. A diferença se dá por diferença nos ventos.




6. A Emirates tem planos audaciosos de se tornar a maior Cia Aérea do mundo em 2014. O planejamento é interessante, o fato de Dubai estar numa posição de meio do caminho entre Europa e Asia, e também entre Am. do Sul e Asia, a idéia é fazer estes vôos via Dubai, e se possível aproveitando a cidade na ida ou na volta. Exemplo de rotas feitas de São Paulo – Hong Kong, Bangkok, Shanghai, Pekin, Taipei, Osaka, Sydney, Melbourne, Cairo, Amâ, Dehli, Mumbai, Maldivas, Beirut, etc.

7. A Emirates tem 3 rotas operadas com o Airbus 380, novo avião de 2 andares. São elas, Londres, Sydney e New York. Imagine fazendo São Paulo, Dubai, Londres, são Paulo pelo preço de Dubai e voando no Airbus??? Pois é, se você gosta de aviões não perca esta oportunidade, o vôo de Londres para São Paulo é operado pela TAM.

8. O serviço da Emirates é diferenciado, concorre sempre com os melhores. Já no aeroporto você vai sentir a diferença. No avião então... As poltronas não são de couro mas as cores, a iluminação, a decoração, tudo é focado no bem estar dos passageiros. A comida é de primeira qualidade e farta. O sistema de entretenimento é de dar inveja. São mais de 100 filmes atuais, 30 emissoras de TV com programas gravados. Videogames interessantes, imagine que entre vários jogos, você pode desafiar outros passageiros dentro do vôo, num jogo de gamão por exemplo. O sistema de navegação que mostra a rota e informações do vôo é maravilhoso, todo em 3D e super completo.

9. Dubai (em árabe: ???, transliteração: Dubaiy) é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 milhões de habitantes. Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado de mesmo nome. Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas.

10. Existem registros da existência da cidade pelo menos 150 anos antes da formação dos EAU. Dubai divide funções jurídicas, políticas, militares e econômicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil e fornecimento e manutenção de instalações locais.




11. Dubai tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. Dubai e Abu Dhabi são os únicos emirados que possuem poder de veto sobre questões de importância nacional na legislatura do país. Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos Emirados Árabes Unidos.

12. A receita do emirado é proveniente do turismo, comércio, setor imobiliário e serviços financeiros.[3] As receitas de petróleo e gás natural contribuem com menos de 6% (2006) do PIB de US$ 37 bilhões da economia de Dubai (2005). O setor imobiliário e da construção, por outro lado, contribuiu com 22,6% da economia em 2005, antes do atual boom da construção em larga escala. Dubai tem atraído atenção através dos seus projetos imobiliários e acontecimentos esportivos. Esta maior atenção, coincidindo com o seu aparecimento como um concentrador de negócios mundial, pôs em destaque questões dos direitos humanos relativas à sua mão-de-obra em grande parte externa.

13. Originalmente uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas existente há séculos na baía da Dubai, a cidade moderna data da década de 1830, quando a tribo Bani Yas, da família dos Al-Maktoum ali se instalou e recusou obediência a Abu Dhabi. Os xeiques seguintes estimularam os contatos com os povos estrangeiros, especialmente britânicos, enquanto o Dubai se tornava um porto de grande escala.

14. A população nativa de Dubai é minoritária. Mais de três quartos dos habitantes da cidade são originários de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas. O idioma oficial é o árabe. O inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado. A religião oficial é o Islam, havendo também templos hindus e cristãos.

15. Ao contrário dos demais Emirados Árabes Unidos, a economia do Dubai não se baseia primordialmente na exploração do petróleo. Apenas 5.1% da renda do emirado era obtida dessa fonte em 2006[4]. A maior parte dos recursos provem da Zona Franca de Jebel Ali, onde se localiza o porto do Dubai (o 13° mais movimentado do mundo) e empresas multinacionais que gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais. As atividades relacionadas ao turismo também têm aumentado sua participação na economia. Os dados mais atualizados dizem que um terço das gruas do mundo estão em Dubai.

Veja o resto das dicas aqui: http://www.monark.tur.br/dicas_dubai.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário