segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dólar alto? Conheça Porto de Galinhas o Caribe Brasileiro!

Em uma das partes mais belas da costa brasileira, localizada a 70 quilômetros de Recife, fica o balneário de Porto de Galinhas que se tornou recentemente um dos principais destinos turísticos do litoral nordestino e preferência dos turistas brasileiros e estrangeiros. Cercada por coqueiros, areias brancas e um infinito mar verde-esmeralda, suas praias, fazem do destino um lugar ideal para quem procura por sossego e contato com a natureza.

Lá em Porto de Galinhas não é a previsão do tempo que dita os passeios, mas sim os horários das marés. Ensolarado durante o ano todo, o balneário dica ainda mais bonito nos dias que o mar recua e dezenas de arrecifes emergem das águas do oceano para formar piscinas naturais que são perfeitas para um mergulho delicioso. Para se chegar nelas, tem que subir a bordo de exóticas jangadas, impulsionadas pelo vento (que ajuda muito os forasteiros a se refrescar do calor nordestino), guiada por locais super simpáticos que fazem da experiência uma divertida “viagem” até a beira das piscinas naturais, onde os turistas se deleitam e nadam nas águas cálidas (sua temperatura média é, durante o dia 28°C), alimentam cardumes de peixes vorazes e podem observar um pouco da vida marinha.



Outra opção que quem visita Porto de Galinhas é o passeio de bugue e explorar a terra, toda a orla da região: o passeio que sai da praia de Muro Alto e vai até Pontal de Maracaípe (os dois extremos de Porto de Galinhas), passar por florestas de coqueiros, ruas pacatas, áreas de manguezal e trilhas de areia.

Situado dentro do município de Ipojuca, o balneário ganhou seu curioso nome por volta de 1850, quando o comércio de escravos já havia sido proibido no Brasil. “Tem galinha nova no porto!” era o que os traficantes gritavam quando aportavam na região com cargas ilegais de africanos. E os escravos, de fato, vinham escondidos em baixo de engradados de galinhas d´angola, cuja carne era muito apreciada pela nobreza brasileira.
Belo desde sempre, e já devidamente batizado como Porto de Galinhas, o local só foi desenvolvido como destino turístico de primeira classe nos anos 1980, quando ganhou seus primeiros grandes hotéis.


Apesar de os empreendimentos hoteleiros não pararem de surgir no balneário, cimentando amplos terrenos na beira do mar, há uma preocupação crescente da população local com a natureza. Para proteger ninhos de tartarugas-marinhas, os passeios de bugues foram proibidos de passar sobre as areias das praias e muitos hotéis não acendem mais seus refletores sobre a orla à noite, para não desnortear as tartarugas que saem dos ovos. ONGs e o Ibama têm treinado nativos para realizar passeios pelos mangues da região (onde se pode observar cavalos-marinhos e outras formas de vida) sem danificar a natureza.


Com opções de lazer bem mais diurnas que noturnas, Porto de Galinhas acabou por se tornar um destino muito procurado por casais e famílias em busca de paz. Mas o balneário também abriga animadas casas noturnas e praias onde se pode passar o dia inteiro surfando :D
Creditos Fotos: https://www.facebook.com/Porto-De-Galinhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário