quinta-feira, 16 de julho de 2009

Segundo dia nas Rochosas Canadenses - Acordamos para o café no restaurante de 5 estrelas com uma vista maravilhosa para o lago do Jasper Park Lodge. Logo depois nos preparamos para continuar a viagem pela Icefields Parway, estrada que não sai da mente de ninguém. Começamos a subir em relação a Jasper em direção a Columbia Icefields e seus Glaciars. Para esplicar melhor, imagine um enorme deposito de gelo em cima das montanhas, sendo acumulado por alguns milhares de anos, isso é um Icefield. Os Glaciars são os lugares em que o gelo transborda e se esparrama para fora dos Icefields. No caminho paramos para ver a cachoeira de athabasca e depois em um dos locais de descanso para um picnic à beira do rio, simplesmente sensacional. Chegando ao Columbia Icefield, nos preparamos para subir no Glaciar com um ônibus especial, tração em seis rodas e pneus especiais para o gelo. A temperatura beirava zero grau, mesmo no verão. Chegando lá no meio nos informaram que havia em baixo de nossos pés cerca de 300 metros de gelo depositado. Nosso guia apareceu com um saco de copos e pegou água do degelo em um pequeno córrego, colocou um pouco de whisky canadense e brindamos o momento. Depois de alguns minutos voltamos ao ônibus para conhecermos o posto de serviço local que tem um pequeno museu que vale a pena conhecer. Depois deste stop continuamos nossa viagem para Lake Louise, as paisagens vão nos encantando a cada momento até chegar no nosso destino. Depois de uma bela recepção, acomodamos nossas malas em nossos quartos para uma boa visita ao hotel, conhecemos todas as categorias de quartos, restaurantes, salões, restaurantes, bares e toda a estrutura para grupos. Reservamos um fondue para as 09:00hs e fomos conhecer o Health Club (sala de ginástica). Aproveitamos para fazer esteira, bicicleta e um pouco de peso, logo depois a piscina aquecida. Voltamos para a preparação do fondue com os diretores do Hotel. Incrível foi nos acostumarmos a jantar com a luz do sol, nesta época do ano o sol se põe as 11 horas da noite. O nosso Hotel é o Fairmont de Lake Louise e é um Chateau de 1912, construído como base para os construtores da Canada Pacific Railway que cortava o Canada de Leste a Oeste no começo do século passado. Já no começo da sua operação as famílias ricas iam para temporadas de 1 mês no verão ou no inverno. Falando em Verão as atividades são as mesmas de Jasper mas com mais montanhas radicais, hiking, biking, rafting, cavalo, canoeing, e etc. Já no inverno os esportes de neve encantam a todos, snow shoes, patinação no gelo e ski na neve na montanha de Lake Louise a maior do estado de Alberta, também Sunshine Mountain e Norquay. O traslado é gratuito para os hóspedes do Hotel. Amanhã iremos fazer um pequeno tour ao redor do lago com um guia local no nascer do sol, 6 da manhã, e depois de um bom café vamos continuar viagem para a famos cidade de Banff, última das Rochosas.