terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os Desafios dos operadores com as novas tecnologias

por Marco Ferraz*

Temos enfrentado mudanças radicais em nossa forma de trabalho nas últimas décadas. As operadoras de turismo estão caminhando junto com as novas tecnologias e buscando não se distanciar do que acontece fora do Brasil. Um caminho sem volta é o da venda online, que deve ser implementada, ao mesmo tempo em que se deve buscar a qualidade do site no que diz respeito ao layout, conteúdo e inteligência.

A maioria dos operadores participa de feiras fora do Brasil para ter contato com todas as tendências, o que realmente faz a diferença. Há alguns anos, foi iniciada a onda do dynamic packaging, conceito que consiste em o cliente ter acesso a vários produtos e reunir em um único carrinho de compras tudo aquilo que lhe interessar. É o próprio cliente quem monta o seu pacote, na ordem que quiser, e ainda escolhe a melhor forma de pagamento.

Por trás desta funcionalidade, que a primeira vista parece muito simples, existem uma série de conexões, muito conteúdo, filtros e horas e horas de programação. Os primeiros Operadores pagaram verdadeiras fortunas, investindo milhões de euros ou dólares. Depois de um tempo viram que poucos no mundo podiam continuar a pagar por este desenvolvimento.

No que se refere ao Brasil, a situação é um pouco diferente: em primeiro lugar, nossa língua não é universal e por isso temos que tropicalizar tudo. Imagine que além das conexões com os GDS’s, receptivos, locadoras, cadeias de Hotéis, brokers, meios de pagamento, antifraude, bancos de dados e muitos outros, temos que lidar com os webservices das nossas companhias aéreas: TAM, Gol, Oceanair, Webjet, Azul, Trip e Passaredo. Todas, sem exceção, escolheram não manter seu conteúdo total nos GDS’s, fazendo com que nossos programadores tenham que estudar caso a caso, garantindo a nossos clientes um acesso equânime e simples à este conteúdo. E isso muda a todo o momento.

É para se comemorar a parceria inédita entre 26 operadoras e o Ministério do Turismo para a construção de um sistema de vendas online de viagens domésticas, que neste momento encontra-se em fase final de implementação. Serão mais de cinco mil fornecedores interligados num sistema, com preços super promocionais para a venda de nossos destinos, de norte a sul. Passagens, hotéis, pousadas, locadoras, traslados, passeios, shows, cruzeiros e muito mais serão disponibilizados para os agentes de viagens e ao público final. O Projeto Vai Brasil conta ainda com o “braço” Viaja Mais Melhor Idade, voltado aos passageiros da terceira idade, com preços exclusivos e muito vantajosos. Muito em breve estaremos comercializando o nosso conteúdo para os grandes players de fora do Brasil, simplesmente ligando a nossa API aos seus sistemas.

Uma vez resolvido o sistema de venda online e seus acessórios, incluindo a integração com o back office da Operadora, teremos o desafio de gerar tráfego para o site. Temos que estudar campanhas online com links patrocinados no Google, Yahoo, Bing, UOL, Globo, Folha, Estado, sites de viagem, newsletters, troca de links e banners, conteúdo orgânico, e muita mídia offline como revistas, jornais, rádio, televisão, outdoors, folheteria, merchandising, permutas e patrocínios.

A questão do conteúdo hoje é bastante complexa, pois nosso site deve ser rico em texto, fotos, vídeos, links e outros. Temos que nos utilizar de redes sociais como Orkut, Facebook, Flikr, Twitter, Blogs e Youtube. Esta necessidade incha o quadro de colaboradores das operdoras pois as atualizações destas ferramentas são imprescindíveis, além de outros aplicativos como fóruns, chats online, MSN e Skype.

A essência de um operador continua a mesma: buscar destinos e produtos que o cliente procura e apresentar de forma simples e pronta para a aquisição. Lidamos com uma infinidade de fornecedores, depuramos e escolhemos os melhores, empacotamos, vendemos e financiamos para todo o mercado, pagando à vista em todo mundo. Além disso, é nossa função capacitar todos os nossos colaboradores e agentes de viagens.

Nesta semana tive contato com uma solução da Travelport que encheu meus olhos. Ele se chama Travelport Universal Desktop, e numa mesma tela poderemos ter todos os GDS’s e webservices das companhias aéreas, além das API’s dos receptivos, mapas, previsão do tempo, emails, Messenger, política de viagem de clientes e muitos outros. Além disso, temos informações de produtividade de nossas filiais e todos os colaboradores. Em resumo, é um aplicativo que permitirá ao mercado uma série infinita de possibilidades.

Mais do que nunca, a tecnologia hoje está ao alcance de nossas mãos, pronta para gerar mais eficiência e produtividade dentro de nossas Operadoras, e também para qualificar a informação oferecida a nossos clientes e distribuidores, resgatando o papel do agente de viagens como a fonte mais completa e especializada quando o assunto é viajar!

* Marco Ferraz é Diretor de Tecnologia da Braztoa (Brazilian Tour Operators Association) e Diretor da Monark Turismo.

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