quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Isenção de Vistos - Veja como funciona.

O programa de isenção de visto (Visa Waiver Program-VWP) permite que cidadãos de determinados países viajem aos Estados Unidos a turismo ou a negócios com estadia de até 90 dias sem a necessidade de ter o visto.

Para ver uma lista dos países que participam do programa VWP, consulte o site:

Geralmente, cidadãos brasileiros com passaportes de países que constem nesta lista se qualificam para o VWP. Entretanto, o viajante que já teve o visto negado em qualquer passaporte que possui não se qualifica para o programa.

É importante lembrar que se utilizar o VWP, o viajante não poderá mudar seu status enquanto estiver nos Estados Unidos,  exercer qualquer atividade que não seja turismo ou negócios ou permanecer mais que 90 dias.  Além disso, deve registar sua viagem no ESTA (Eletronic System for Travel Authorization) através do site www.cbp.gov/esta com no mínimo 72 horas de antecedência da sua viagem.

Caso o registro do pedido do ESTA seja negado, o viajante deverá solicitar um visto na embaixada ou consulado americano antes de viajar aos Estados Unidos.  Neste caso, o visto será colado no passaporte brasileiro.

Alguns brasileiros nos disseram que passaram por questionamentos adicionais ao entrarem nos Estados Unidos utilizando seus passaportes isentos de vistos. Esclarecemos que os oficiais de imigração examinam atentamente indivíduos viajando com passaportes europeus, principalmente  aqueles que não residem ou nunca residiram no país emissor do passaporte.  Se ainda houver dúvidas  sobre a validade ou uso desses tipos de passaportes, é recomendado utilizar um passaporte brasileiro com visto.

Para utilizar o programa de isenção de visto o viajante deve possuir um passaporte válido de um país membro do VWP que atenda os seguintes requisitos:

- Possuir zona de leitura ótica;
- Passaportes emitidos em 26 de outubro de 2005 ou após esta data: é também necessário foto digital;
- Passaportes emitidos em 26 de outubro de 2006 ou após esta data:  também deve ser um passaporte eletrônico com chip digital contendo as informações biométricas sobre o proprietário do passaporte.

Caso o passaporte não atenda estes critérios o viajante deve solicitar um visto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário