quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Aprenda um Chek List prático para não se dar mal em viagens Internacionais

Já comprou suas passagens aéreas? Fez a reserva nos hotéis? Pois bem, agora só falta fazer as malas e embarcar, certo? Não...Ainda não!Vamos com muita calma nessa hora. Para evitar ser barrado no aeroporto ou ter percalços durante a viagem é preciso checar a validade e a necessidade de alguns documentos, serviços e também conhecer algumas regras importantes que fazem toda diferença na hora de viajar para fora do país. 

1- O Passaporte 
Com antecedência a validade do seu passaporte. Está dentro do prazo? Muito bem! Mas ainda sim para viajar para fora do Brasil, é bom garantir que o documento tenha mais do que 6 meses de validade na data do embarque. 

2- O Visto
Como todos sabem, para alguns países como Estados Unidos é necessário visto. Fique dentro também ao itinerário de seus vôos, pois se for preciso fazer conexão em algum país que exija o visto como Canadá, Austrália, China, Japão e outros por exemplo, você terá que providencia-lo. 

3- Moeda
Já sabe qual a moeda do país que irá visitar? Se não for dólar ou euro, veja qual delas terá o câmbio mais favorável. 

4- Crianças
Vai viajar com as crianças? Informe-se com a Polícia Federal e a Companhia aérea sobre as regras, exigências e direitos. 
Menores que viajam sozinhos ou na companhia de um dos pais, precisam ter uma autorização assinada e reconhecida. Veja o modelo da carta e orientação no site do Conselho nacional de Justiça www.cnj.jus.br 

5- Seguro Viagem 
Não é uma questão de ser pessimista, neurótico ou hipocondríaco e imaginar o pior dos cenários, para contratar um seguro viagem internacional. Imprevistos acontecem, e em uma viagem internacional se torna complicada de se resolver. Daí a importância de estar assegurado. 

6- Aluguel de Carro
Outro item importante é saber de antemão como se locomover no destino escolhido. Se caso o transporte publico não der conta ou até mesmo você preferir circular de carro, faça o aluguel com antecedência. 
Verifique ainda se o país exige carteira de habilitação internacional. Você pode fazer sua reserva acessando www.monark.tur.br  


7- Vacinas 
Assim como vistos, alguns países exigem a vacina contra febre amarela, febre tifoide e outras doenças, portanto informe-se. A mais comum é contra febre amarela, exigida em 120 países, como Africa do Sul, Panamá, Bahamas e até na China. Depois de tomar a vacina(que é valida por 10 anos) é preciso emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. 



8- Telefone
Recomendável ligar para operadora antes de viajar para habilitar o uso do aparelho em solo internacional. Verifique também qual o melhor plano internacional que ela oferece. 



9- Bagagem 
Fique dentro ao limite de peso e tamanho da bagagem. Se for viajar em classe econômica na América do Sul é permitido até 23 kg, na Europa e Estados Unidos, o limite é de 2 malas de 32 kg para viagens com início no Brasil. tome cuidado se for fazer voos internos, pois o limite pode ser diferente nesses trechos e aí o jeito é pagar o excesso de bagagem. 

10- Pressão do Tempo
É bom checar antes de agendar sua viagem, qual costuma ser a temperatura média do local, se é época de chuva ou furacões e até mesmo nevascas. No Caribe por exemplo, mesmo tendo sol o ano todo, de agosto a outubro já se sabe que é temporada de furacões. Para não se surpreender cheque antes de agendar a data da viagem. 

11- Agenda 
Depois de tanto planejamento para ser impecável sua viagem, a sugestão final é que você reúna as principais informações e documentos em uma pasta. As passagens, endereços e vouchers do hotel, contrato de aluguel de carro e a cópia de todos seus documentos e telefones úteis. 

Agora sim tudo pronto! Boa viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário