quarta-feira, 27 de outubro de 2010

101 dicas Monark sobre o Canadá

Antes de ir, programe-se.

1- O mais desenvolvido. Há anos o Canadá é aleito pela ONU como o país de maior índice de desenvolvimento humano do mundo. Ou seja, é onde melhor se vive no planeta!
2- O Segundo do Mundo. O Canadá é o segundo maior país do mundo em tamanho (só perde para a Rússia), mas tem menos habitantes do que Estado de São Paulo.
3- A estação mais Bonita. O verão é a melhor época no país. Mais a mais bonita é o outono, entre setembro e outubro, quando as árvores ficam coloridas.
4- Seu dinheiro vale mais. A moeda canadense é o dólar. Só que o de lá vale, em média 35% menos que o americano. É tudo quase 40% mais barato que nos EUA.
5- Gorjeta? Tem de dar. Nos bares e restaurantes do Canadá, a gorjeta jamais vem inclusa nas contas. Mas é tão obrigatório quanto o próprio pagamento. Deixe 15%. No mínimo.
6- Come-se bem. E de tudo. Há mais de 80 etnias vivendo no Canadá. Prato típico? Não tem. Mas, em compensação, a variedade é absurda. Tem de Chinês a africano.
7- Salmão é o que mais tem. O Canadá tem forte tradição pesqueira. Salmão, por exemplo, é mais comum que hambúrguer.
8- Um país, duas línguas: O país é dividido em dois: a parte leste fala francês e tem ares europeus. Mas, no oeste, a língua oficial é o inglês e o jeitão, bem americano.
9- Em cima e embaixo. Para proteger seus habitantes do frio, todas as grandes cidades canadenses possuem quase uma outra cidade embaixo delas, com lojas e galerias.
10- Tem trem. E bonde também. Os trilhos da Canadian Pacific Railway atravessam todo o país. Já em Toronto o lance é andar de bonde.


11- Todo mundo caminha. Segundo pesquisa, o esporte mais praticado pelos canadenses é a caminhada. Mas só no verão.
12- Lingüiça típica. O lanche mais popular de Toronto é feito nas barracas de lingüiças. E o dono, geralmente, é português.
13- Canadá X EUA. Para se diferenciar das publicações americanas, as Revistas canadenses vêm com selo: ``esta é nossa!``
14- O super-homem, quem diria? . Um dos mais famosos personagens do mundo dos quadrinhos, o super-homem, é uma criação conjunta, de americano e canadense.
15- A mais bela das estradas. A Incefield Parkway, entre as cidades de Banff e Jasper, nas Montanhas Rochosas, é considerada a estrada mais bela do mundo. Por quê? Vá ver!
16- Flores e mais flores. Que Holanda, que nada! A mais famosa feira de tulipas do mundo acontece em Ottawa, em maio.
17- A arte está nas ruas. Os prédios são as maiores atrações de Toronto. Seja pelo tamanho ou pela originalidade.
18- Uma data muito especial. O dia 20 de maio é feriado em todo o país, porque, embora não tenha nada a ver diretamente com a Inglaterra, lá ainda se comemora o Dia da Rainha.
19- Pizza quadrada. A rede Pizza Pizza vende ótimas fatias de redondas por apenas C$ 2. Mas elas são quadradas.
20- Transou, dançou: Há regras para tudo. Quem fizer sexo no estádio Sky Dome, de Toronto, pega 6 meses de cadeia ou paga c$ 2 000.
21- Por falar em beisebol... A idéia de colocar números nos uniformes dos jogadores (e com isso facilitar a identificação pelos fãs) foi de um canadense, Jack Graney.
22- GST, guarde esta sigla. A sigla mais famosa do Canadá é GST, que quer dizer ``Goods and Services Tax``, um imposto de 7% sobre tudo. Mas os turistas podem reavê-lo.
23- Terra para os esquimós. O Canadá tem um Estado inteiro destinado apenas aos esquimós, que vivem no norte: chama-se Nunavut.
24- A atração número 1. A CN Tower é mais famosa. Mas o lugar mais visitado de Toronto são as galerias do Eaton, um shopping center.
25- Mas o maior de todos é... O West Edmonton Mall, na capital de Alberta, é o maior shopping center do mundo em tamanho. Tem até cassino e piscina aquecida com ondas.
26- Que tal um viet sanduba? Quer provar algo curioso? Vá a Chinatown em Toronto ou Vancouver e coma um sanduíche vietnamita, á base de legumes, por apenas C$ 1!
27- Como os franceses. Os canadenses são como os franceses: amam os cachorros. Mas não deixam o cocô nas ruas.
28- É proibido fumar! . A lei antitabagista é severa no Canadá. Há multa até para quem fumar dentro do carro com os vidros fechados. Mesmo que esteja só.
29- A super livraria. A Word´s Biggest Bookstore, na Edward St, em Toronto, diz ser a maior livraria do mundo. E quase é.
30- Um roubinho e nada mais. O crime mais comum nas grandes capital no país é o pequeno furto. Assassinatos não aparecem nem entre os dez mais freqüentes.
31 Um graaaande litoral. O Canadá tem 52 455 ilhas e, se elas forem incluídas, nada menos que 243 000 km de costa. Trinta vezes mais que o Brasil.
32- Nossa, um urso! . Churchill, em Manitoba, é o lugar mais fácil do mundo de se ver um urso polar. Eles cruzam a cidade.
33- Os mais sexies e famosos. Segundo os próprios canadenses, os famosos mais sexies do país são a cantora Shania Twain e o ex - primeiro ministro Pierre Trudeau.
34- O que não falta é café. O Canadá tem grandes redes de coffee shops. Duas muitas boas são a Second Cup e Tim Hortons.
35- Se estiver ao volante.... È extremamente fácil dirigir no Canadá. Desde que você respeite as regras. A principal delas; o pedestre tem sempre razão.
36- Caiu, mas sobreviveu. Em 1960, um garoto de 7 anos tornou-se o primeiro sobrevivente a uma queda acidental nas Cataratas de Niágara. Muitos ``caíram`` de Propósito.
37- Bem-vindos, refugiados. O Canadá foi o primeiro país a receber um prêmio internacional por sua receptividade aos imigrantes refugiados de outros países.
38- Pena de morte? Depende. Não há pena de morte no Canadá. Exceto quando a vítima for um policial.
39- Ela está em todas. O símbolo do país é a folha do plátano.
40- Música (e não só) no ambiente. A grande mania dos bares da moda no Canadá é pendurar caixas de som também nas calçadas, reproduzindo o mesmo som que toca lá dentro.
41 O corpo é de papelão. Quase todos os bares e café do país servem bebidas em copos de papelão. A medida é ecológica, porque os copos são recicláveis.
42- Todo mundo curte hóquei. O esporte número 1 do Canadá é o hóquei. Ao invés de bola, os garotos de lá já nascem com um taco nas mãos.
43- Where are you from? Não estranhe os diferentes sotaques no Canadá. Quase ninguém é de lá.
44- Para ver Niágara Não precisa excursão. Basta pegar um ônibus na estação central de Toronto, por C$ 37.
45- Uma megafronteira. A fronteira entre o Canadá e os EUA é a mais longa não controlada do mundo. Estende-se por incríveis 8 890 quilômetros.
46- Para ver baleias. Vancouver é famosa por suas baleias. Tem até algumas brancas, no aquário do Stanley Park.
47- A salvação dos diabéticos. Em 1922, um canadense, Frederico Banting, foi um dos co-descobridores da insulina, o que pôs fim ao drama dos diabéticos. Ele ganhou o Nobel.
48 – Uma casa de 98 cômodos. A Casa Loma, construída por um milionário que acabou morrendo na miséria, é uma das principais atrações de Toronto. Tem 98 cômodos.
49 – As quatro mais. Apenas quatro cidades canadenses têm mais de 1 milhão de pessoas: Toronto, Montreal, Vancouver e Ottawa.
50 – A supertorre. A CN Tower, de Toronto, tem 553 metros e é uma das sete maravilhas do mundo moderno.
51 – Já que não tem jeito.... Como o Canadá jamais deixará de ser um país frio, os canadenses passaram a se orgulhar do fato de terem um dos maiores volumes de neve do mundo.
52 – Uma rua de 1.886 km. A Yonge Street vai de Toronto à fronteira com Minesota, nos EUA. É a maior do mundo.
53 – Um povo que vive muito. A expectativa de vida das pessoas no Canadá é uma das mais altas do planeta: na média, os homens vivem 75 anos, e as mulheres, 81.
54 – Quando dois é pouco. De qualquer telefone no Canadá é possível conversar com duas pessoas ao mesmo tempo: basta teclar * 71.
55 – Difícil é escolher um. A cidade de Quebec tem um restaurante para cada 800 pessoas. Uma média altíssima.


56 – Estacionar é fácil e barato. Mesmo nas grandes cidades, o estacionamento de carros é extremamente barato. Em geral, custa C$ 2. Ou pouco mais de US$ 1.
57 – Nem eles entendem. Uma das coisas que mais irritam os canadenses é não saber explicar por que o dinheiro deles vale tão pouco se o país é tão desenvolvido.
58 – Lembra – se do Titanic? . O mais famoso naufrágio da história aconteceu em águas canadenses, na costa de Newfoundland.
59- Câmbio? Tem alguém aí? . Outra que pouca gente se lembra: a primeira transmissão de rádio sem fio foi feita do Canadá para a Europa, por Marconi, em 1902.
60- Balança, mas não cai. A Capital Bridge, em Vancouver, é a ponte suspensa de tábuas mais alta do mundo. Fica a 70 metros de altura e balança uma barbaridade.
61- O hotel que é uma atração. A principal atração turística de Quebec é o Château Frontenac, que hoje é um hotel. O mais famoso do país, por sinal.
62- Vacas para o mundo. O segundo produto rural mais exportado pelo Canadá são as vacas. E todas vivas, para reprodução no exterior.
63- Ianques, lá vamos nós. Em 1902, um alto militar canadense teve uma idéia infeliz: invadir os EUA. Acabou expulso. Do próprio exército.
64- Comendo como um grego. Toronto tem uma enorme comunidade grega. E um bairro inteiro só para eles. Como lá.
65- A cidade-perfeita. Um famoso ditado diz que Toronto é tão eficiente que se trata de uma Nova York operada por suíços.
66- Veloz como o vento. O laser, aquele barquinho a vela susperveloz, usado em competições e em que os velejadores brasileiros são craques, foi inventado no Canadá.
67- Que vergonha! O maior vexame da história esportiva do Canadá foi a desclassificação por dopping do velocista Bem Johnson, nas Olimpíadas de Seoul, em 1988.
68- Uma cidade dentro da outra. Toronto e Vancouver têm, respectivamente, as duas maiores Chinatowns do Canadá.
69- Xi, congelou! Se você for no inverno, verá um espetáculo curioso: as águas congeladas das cachoeiras Niágara e Montmore, esta perto de Quebec.
70- Seis horas de distância. O Canadá é um dos países mais ``largos`` do globo. Atravessa seis fusos horários.
71- Esquiar? Este é o lugar. A estação de esqui de Whistler, perto de Vancouver, é a maior do mundo. E Mont Tremblant, perto de Montreal, a mais badalada.
72- Dólar por dólar. Uma moleza: algumas redes americanas de lojas costumam vender roupas sem trocar as etiquetas do dólar. Fica tudo 35% mais barato.
73- Só perde para Paris. Montreal é a segunda maior cidade de língua francesa do mundo. Na frente, só Paris.
74- Tudo embaixo da terra. Por causa do rigoroso inverno, Montreal tem 30 quilômetros de alamedas subterrâneas.
75- Todos amam Vancouver. Vancouver costuma ser a maior surpresa de qualquer viagem ao Canadá. Quem vai, gosta.
76- Em inglês e francês. Em 1937, por força da lei, as cédulas do dólar canadense passaram a ser escritas em inglês e em francês. Algumas placas, também.
77- Brrrr. Que Frio! Em 3 de fevereiro de 1947, os termômetros de Snag, no Yukon, marcaram 63 graus abaixo de zero. Recorde na história canadense.
78- Jóias muito raras. O Canadá é um dos mais significativos produtores de diamantes do mundo. As maiores minas ficam nos territórios do Norte.
79- Uma frase célebre. ``Já que não podemos exportar paisagens, precisamos importar turistas`` disse o presidente da Canadian Pacific ao inaugurar a sua ferrovia.
80- Segura, peão! A cidade de Calgary, em Alberta, possui o rodeio mais famoso do mundo, o Stampede, em julho. Os peões brasileiros costumam participar.
81- Uma tarde num museu. O museu de História Natural de Toronto é um dos mais importantes do gênero. Reserve uma tarde inteira só para ele. Não será demais.
82- Sem visto, nada feito. Os brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá. Mesmo que em trânsito para outro lugar.
83- Não basta ser bom. Uma das condições para ser policial da Guarda Montada do Canadá é ser tão bonito quanto o uniforme que usa.
84- De ponta a ponta. A estrada Transcanadian atravessa todo o país.


85- Um longo esqui. No Canadá, dá para esquiar de novembro a maio.
86- Que maré! A Baía de Fundy tem a maior oscilação de maré do planeta.
87- Se piscar, chame a Polícia. Os táxis das grandes cidades têm uma luz extra na traseira. Em caso de assalto, o motorista liga e os outros chamam a Polícia.
88- Modéstia á parte... Slogan da maior peixaria do bairro chinês de Toronto: ``Se nós não tivermos o que você deseja é porque ele não nada``.
89- Para dormir sem gastar. Três bons (e baratos) hotéis centrais em Toronto: Novotel Centre, Howard Johnson Inn e Bond Place, todos por menos de C$ 90.
90- Em Vancouver também. Já na principal cidade da Costa Oeste, uma boa é o Hotel Sylvia, bem perto do parque.
91- Ruas limpas, cidades idem. Algumas cidades do Canadá têm os mais altos padrões de limpeza do mundo.
92- Um lugar (muito) diferente. O Biodome, em Montreal, reproduz os diferentes hábitos do planeta. Tem até um pedaço da Amazonas brasileira lá.
93- Ora pois, quem diria? Toronto tem a maior comunidade de portugueses da América do Norte. Não estranhe se a camareira do hotel falar a sua língua.
94- 10 em 10 . As dez maiores montanhas canadenses ficam no Yukon. A começar pelo Mt. Logan, de 5 959, a mais alta de todas.
95- Aposentem os cachorros! Em 1969, a polícia florestal substituiu os tradicionais trenós de neve puxados por cachorros por snowmobiles motorizados.
96- Água e mais água. O Canadá é banhado por dois oceanos e ainda tem os grandes lagos na fronteira com os EUA. Navegar é lei.
97- Bom para os bebês. O primeiro alimento semi-sólido para bebês foi criado num hospital do Canadá, em 1930. Era uma espécie de papinha, feita de cereal.
98- Que contraste! . A vista mais curiosa de Toronto (além do piso de vidro do topo da CN Tower) é a do estreito edifício Goodernham, na Front Street.
99- Pintar ficou mais fácil. Em 1940, um canadense, Normam Breakley, foi o inventor do primeiro rolo de pintar paredes, logo copiado e adotado no mundo inteiro.
100- Dirigir também. Outro canadense foi o responsável pela idéia de pintar faixas brancas no piso das estradas, para aumentar a segurança.
101- Medalha de ouro. E no futebol! E esta é de matar: O Canadá já ganhou uma medalha Olímpica de futebol, coisa que o Brasil jamais conseguiu. Foi em 1904.


Visite o site do Air Canada para mais informações!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário