terça-feira, 26 de agosto de 2014

Conheça Galápagos e as belezas naturais do arquipélago !

Paisagem natural sem colocar um defeito é o que tem o arquipélago de Galápagos. Pense em areias brancas que são banhadas pelo pacífico, vulcões ainda em atividade, extensas áreas verdes com flora endêmica e uma exclusiva área marinha com 133 mil km² que foi considerada a segunda maior reserva marinha do mundo, isso é o que torna Galápagos um destino certo para quem busca contato com a natureza. 



Em um cenário equatoriano selvagem formado em um dos arquipélagos oceânicos mais complexos do planeta, o seu melhor atrativo é a vida animal e seu sensível ecossistema.



A região foi descoberta em 1532, porém dói colonizada três séculos mais tarde, o que acabou garantindo a seus ilustres habitantes os animais é claro, a preservação de uma biodiversidade original e intocável durante muitos anos. O resultado disto é uma maior tolerância à aproximação humana que, associada à formação vulcânica das ilhas e aos encontro de correntes de águas quentes e frias vindas dos extremos do planeta, é responsável por um emocionante espetáculo da natureza que inclui espécies raras como as tartarugas gigantes centenárias da Ilha Santa Cruz ou Iguanas marinhas que são únicas em todo mundo, simpáticos gansos patolas de patas azuis e desengonçados leões marinhos que vão cruzando sem pressa o caminho dos turistas. 





Quando Charles Darwin partiu daquele território inóspito, em 1835, levava na bagagem experiências suficientes para sustentar a mais polêmica das teorias científicas dos séculos seguintes, a Teoria da Evolução. Os dias naquelas ilhas quase desabitadas e desconhecidas foram de intensos trabalhos de coleta de dados e, cinco semanas mais tarde, o jovem cientista inglês trazia nas malas argumentos suficientes para fazer o mundo refletir sobre a ideia de que a raça humana não é superior e que todos os animais são resultado de adaptações ao meio ambiente e mudanças genéticas passadas de geração em geração.

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera (pela Unesco), o arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas maiores, seis pequenas e outras dezenas de ilhotas e rochas que abrigam, cada uma, um habitat com características únicas, cujas espécies animais são encontradas apenas naquele pedaço de terra.

Apenas 3% de seu território é habitado. Santa Cruz, principal ilha de Galápagos, São Cristóbal, Isabela, Floreana e Baltra são as únicas com desembarque e permanência permitidos para visitantes, cenários suficientes para compreender por que Darwin e todos os outros investigadores da expedição HMS Beagle deixaram aquele terreno vulcânico carregados de questionamentos.


Se a sua estadia for inferior a uma semana, é melhor rever a programação. Ou você acredita que um arquipélago com mais de cinco milhões de anos com sete mil animais catalogados merece uma visitinha rápida? Aliás, se a idéia for lagartear sob sol forte em praias de areia branca, o destino também deve ser repensado. Que nos perdoem os simpáticos e receptivos ilhéus, mas a vida animal e o entorno exclusivo de Galápagos, em que o endemismo faz parte de 75% das plantas e 25% dos organismos marinhos, ainda são o principal motivo da visita à região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário