quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Ilha de Zakynthos na Grécia é o verdadeiro paraíso na Terra!

Pergunte a um grego e nem ele vai saber quantas ilhas existem no seu litoral que é formado pelos mares Mediterrâneo, Jônico e Egeu. Se são 3 mil ou mais de 1.400 como os livros escolares dizem, tanto faz! O que o grego sabe com certeza, é que deve-se escolher uma ou até mesmo várias entre as mais de 150 habitadas para passar as suas férias de verão. 
Quem vai conhecer a Grécia é natural que escolha a sua Capital Atenas com toda sua história composta por construções de mais de 2.500 anos.



Escolhemos uma das charmosas ilhas do país para se aproveitar, relaxar e se sentir em um paraíso na Terra: Zakynthos



Para se chegar na terceira maior ilha no mar Jônico, é preciso pegar um ferry boat que sai do porto de Kyllini, a cerca de 300 km a oeste de Atenas. A travessia dura uma hora e o ferry têm estrutura de navio, com restaurantes e lanchonetes, além de cabines para quem prefere descansar de verdade.

Até Kyllini, pela estrada, há duas opções, sendo que uma é mais curta, mas não quer dizer que leva-se menos tempo. Isso porque há trechos bem complicados e estreitos (e, vale dizer,  um pouco perigosos). No entanto, a paisagem repleta de oliveiras é fantástica. As oliveiras, aliás, estão por toda a parte. Não é à toa que a Grécia é um dos maiores produtores de azeite do mundo e a marca Minerva, por exemplo, existe desde 1904.



Ao contrário de Mikonos e Santorini, ilhas Cíclades que ficam no mar Egeu, Zakynthos não é formada por casinhas brancas com janelas e portas pintadas de azul (as cores da bandeira grega, em uma nítida manifestação contra os turcos). Zante tem influências italianas por sua proximidade, mas também porque foi a Itália que protegeu a ilha do domínio Otomano. Além dos italianos, são os ingleses que mais visitam a ilha. E, embora a moeda oficial do país seja o euro (apesar da crise, a Grécia se mantém na zona do Euro), alguns estabelecimentos aceitam a libra.


Ao contrário de qualquer outro país da Europa, a Grécia é avessa ao uso do cartão de crédito, principalmente nas ilhas. Por isso, antes de se sentar à mesa, confira se ele será aceito no restaurante, tenha sempre dinheiro em espécie na carteira e usufrua dos caixas eletrônicos.

Se Mikonos é uma ilha de hábitos noturnos, Zakynthos aposta principalmente nas águas azuis do seu litoral para atrair turistas. E não é brincadeira - principalmente por conta do fundo do mar ser de calcário, a água é extremamente azul e cristalina. Já a temperatura, mesmo no alto verão, não chega a ser quente, tal como é no mar do Caribe, mas é uma ótima pedida dar um mergulho refrescante.

Por falar em mergulho, os turistas que apreciam a prática podem explorar o mar grego de forma autônoma (com o uso de equipamento apropriado) ou praticando o snorkeling. Ainda que existam equipamentos de mergulho para comprar ou alugar na ilha, a dica é levar sua própria máscara e snorkel – afinal, é muito mais higiênico e garantido.

Um dos locais interessantes para se hospedar é na praia de Planos, localizada a 15 minutos do centro. Ainda que não seja a melhor, o centrinho tem serviços, lojas, restaurantes e supermercados. E como está próxima das outras praias, se locomover para o sul ou para o norte é simples.

A partir de Planos, escolha qualquer outra para curtir o sol. E, vale lembrar, no verão ele é 100% presente e quente. As temperaturas chegam a 40º C, mas a brisa do mar ajuda a aliviar o calorão - diferentemente de Atenas, onde as temperaturas também são elevadas, mas não há o vento para refrescar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário