quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dicas para economizar e não se meter em roubadas no 1º mochilão!


Sem itinerário muito definido, procurando conhecer a cultura e os moradores de cada lugar, viajar gastando pouco, bagagem leve...Essas características são típicas e atraem muito os viajantes para o famoso turismo de “Mochilão” (conhecido com o termo inglês “backpacker” 
Ao contrário do que pode parecer, não é só colocar a mochila nas costas e sair por aí, pelo mundo, sem nenhum planejamento. É importante que quanto mais informações tiverem, maior é o aprendizado, maior chance de economizar e não se meter nas famosas roubadas. 
Por este motivo, anote dicas que serão cruciais para seu primeiro mochilão: 

1) Faça um roteiro da viagem
-Escolher as cidades por onde vai passar é o primeiro passo. Depois, pesquise a melhor forma de se mover por elas e entre elas. Não se esqueça de calcular o tempo de deslocamento na sua programação, pois alguns trechos podem durar o dia todo. 
Outro ponto é não fazer uma maratona, pois assim você não vai conhecer direito nenhum lugar e vai acabar passando o dia inteiro preocupado em não perder o trem, ônibus ou vôo para a próxima cidade. 
Faça uma pesquisa em guias, na internet, revistas, entre outros, os atrativos das cidades que vai visitar. Uma dica é anotar mais detalhes sobre eles como, horáriod e funcionamento, endereço, preço, tempo necessário para visitar, etc. O legal é fazer um cronograma básico de visitação, para não correr o risco de acumular muitos atrativos no mesmo dia, fazendo que a viagem se torne uma maratona. E reserve tempos livres para os imprevistos que possam aparecer e também para descansar, afinal ninguém é de ferro, e também não se prenda completamente ao planejamento, aproveite as oportunidades. 
Escolheu os destinos prinicpais? Legal! Agora explore possibilidades! Analise se vale a pena incluir no roteiro locais interessantes no meio do caminho entre um local e o outro. 
Se em sua viagem tiver uma escala ou conexão, que tal fazer um “stopover”? Que nada mais é que uma parada (marcada na passagem aérea) na cidade de escala ou conexão, que pode durar alguns dias e costuma ser gratuita ou bem barata. 

2) Cuide da documentação
- Veja a documentação necessária para o visto de entrada, vacinas obrigatórias, seguro de viagem e validade do passaporte. Anote os contatos importantes como o telefone do consulado brasileiro no país de destino.

- Faça cópia digital do passaporte, cartões, passagens aéreas e reservas e envie tudo ao seu e-mail. Em caso de perda, furto ou roubo, as informações estarão guardadas para fazer B.O., segunda via ou o que for necessário.




3) Planeje os seus gastos
- Anote em uma planilha os custos aproximados de hospedagem, alimentação, ingressos, passeios, diversão, compras e transporte. Faça uma estimativa média de gasto por dia e vá controlando durante a viagem para não faltar dinheiro.

- Faça uma planilha os custos aproximados de hospedagem, alimentação, ingressos, diversão, passeios, transportes e compras e sem esquecer-se de deixar uma reserva para um imprevisto. Faça uma estimativa média de gasto por dia e vá controlando durante a viagem para não ficar sem dinheiro. 

Câmbio: Fique atento ao câmbio da moeda antes de ir viajar, pois alguns países possuem taxa de câmbio estável, mas outros acabam variando muito de um dia para o outro. Fique ligado para não errar no orçamento. 

-Verifique os prós e contras de cada forma de levar o dinheiro, baseie-se na facilidade de trocá-lo em cada destino e também na sua maneira de gerenciar o orçamento. Existem as opções de cartão de débito, cartão de crédito, cartão de crédito, dinheiro em espécie, traveler cheques e cartão de viagem pré-carregado. 

4) Escolha e não sobrecarregue a sua mochila
-Escolha uma mochila que tenha estrutura fixa nas costas, alças confortáveis e reguláveis e a barrigueira (aquela alça que se prende na cintura). Isso trará mais conforto. 
O tamanho ideal da mochila é aquela que traga conforto a cada viajante. Mas pense que quanto menor a mochila, melhor será, pois a tendência é colocarmos mais itens enquanto há espaço sobrando é maior, e assim aumentando o peso e trazendo um desconforto. 
Você sabia que com a mesma bagagem de uma viagem de sete dias é possível viajar por um ano? Como? Fácil! Lavando as roupas sempre que necessário e comprando novas peças quando for preciso. Escolha roupas leves e fáceis de lavar e secar, para utilizar menos as lavanderias e carregar menos peso. Roupas específicas para atividades outdoor são mais práticas.
Importante é pesquisar o clima dos destinos na época em que vai viajar e tente escolher itens multifuncionais. É melhor, por exemplo, levar duas blusas finas e usar uma sobre a outra em vez de uma mais grossa, que ocupa muito espaço e poderá ser utilizada menos vezes.

- Quando mais peso, menos diversão. Por isso, não leve nada que não seja realmente necessário.

5) Transporte local, vale a pena? 
 Alguns mochileiros têm mais tempo, consideram que o deslocamento faz parte da experiência da viagem e querem conhecer melhor o lugar. Por isso, optam por usar ônibus, trem ou outro transporte típico da população. Em alguns países essa experiência é uma verdadeira imersão cultural. Em outros lugares talvez essa experiência seja irrelevante, por isso o avião pode ser a melhor opção.

6) Coma o que os moradores comem
Fique de olho onde a população local escolhe para comer, são locais menos turísticos e costumam ser mais baratos. 
Quando for escolher um restaurante simples, escolha aquele que tiver mais movimento. A comida costuma ser melhor e mais fresca do que os restaurantes do mesmo nível, mas que estão vazios.
Gosta de gastronomia? Vale a pena então pesquisar antes da viagem, quais são os pratos típicos e os melhores restaurantes que os servem. É bem legal prová-los pelo menos uma vez, mesmo que o restaurante fique um pouco fora do orçamento.  
 Barraquinhas de rua são muito econômicas e oferecem comidas locais. Mas lembre-se de que, mesmo sendo muito comuns em algumas cidades, é preciso ter cuidado com a higiene delas.

7) Vá além dos pontos turísticos tradicionais
Museus e monumentos mais famosos são geralmente os locais mais visitados. Mas vá além, pergunte aos moradores locais e outro viajante que encontrar pelo caminho, outros lugares para visitar, sempre tome cuidado com a própria segurança ao seguir as dicas. 
Sabe como observar o cotidiano da cidade onde está visitando? Explore: mercado público, de preferência os não turístico, vá também a parques e praças, são bons lugares para ver o dia a dia dos moradores locais. 
 Andar sem rumo definido, prestando atenção aos detalhes, ajuda a entender o cotidiano de uma determinada cidade. Mas é sempre bom saber quais são os lugares de risco ou impróprios para turistas.

8) Tente conhecer gente nova
-É muito bom saber pelo menos algumas palavras no idioma local, isto bem visto pelos moradores, claro que não é preciso ser fluente em outro idioma: simpatia e educação podem compensar a dificuldade de comunicação.
Não deixe que a timidez atrapalhar sua viagem. Deixe-a de lado e não se isole. É preciso um pouco de iniciativa para se aproximar dos moradores e de outros viajantes.

 -Se você não sabe muitas curiosidades do Brasil ou de sua região, é bom pesquisar para ter assunto, pois geralmente os estrangeiros fazem muitas perguntas sobre o nosso país.
Considere levar pequenos presentes do Brasil, como cartão postal. Pode ser uma maneira simpática de presentear pessoas que são marcantes durante a viagem.

9) Preze pela sua segurança
Sempre proteja a sua mochila: coloque cadeados em todos os zíperes e leve um para o locker. Considere levar uma corrente (de bicicleta) para prender a mochila em algo fixo, se necessário.
Evite os golpes: onde há turistas, normalmente há pessoas pensando em ganhar dinheiro. Pesquise sobre os golpes comuns contra os viajantes.

Já sabe por onde começar o Mochilão? Não? acesse e descubra quantos lugares a Monark pode te levar! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário