quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Especial Lima - Veja como curtir a capital peruana e sua excelente gastronomia!

Se vai à primeira vez a capital peruana Lima, não se engane se achara  primeira vista o local pouco atraente. Fundada em 1535 pelo espanhol Francisco Pizarro, com 8 milhões de habitantes, a cidade tem transito barulhento e caótico, com motoristas que parecem venerar as buzinas. No entanto, a antiga capital do vice-reinado da América do Sul ainda preserva seu passado colonial em lugares imperdíveis como o Centro Histórico, declarado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade.



Faça um passeio pela clássica Plaza de Armas. Ali, chama a atenção o estilo neoclássico da Catedral de Lima, três vezes construída em decorrência de terremotos. Diante dela, uma fonte jorra pisco em datas festivas. Ao lado, ficam os palácios do governo. O projeto de remodelação do centro restaurou a maior parte dos edifícios do entorno e ainda devolveu a tranquilidade aos limenhos, que há muito haviam deixado de frequentar a região. Nova iluminação e reforço no policiamento também contribuíram decisivamente nesse resgate.
Também nos arredores da Plaza San Martín as construções estão impecáveis e relembram as primeiras décadas do século passado, quando a arquitetura peruana buscava inspiração na francesa. No centro da praça reluz a estátua equestre do general José de San Martín, artífice, ao lado de Simón Bolívar, da independência do Peru, decretada a 28 de junho de 1828. Ali perto, aliás, a história do país é contada no Museu do Banco Central. Há outros acervos dignos de nota, e de visita, tal como o Museu do Ouro Miguel Mujica Gallo. Mas nenhum exibe o frescor da Casa da Gastronomia Peruana, inaugurada há um ano e que ocupa parte do histórico prédio dos Correios, de 1860. A celebrada culinária local está toda ali, numa aula de lamber os beiços.

Lima é a cidade peruana com as melhores opções para se saborear a rica gastronomia peruana. Não deixe de saborear deliciosos ceviches e pratos a base de milho e batata, ou algumas das frutas e pescados mais diferentes que você já viu em sua vida.
Com o estômago roncando, siga para o Restaurante e Bar Cordano, o mais antigo em funcionamento na capital. Aberta em 1905, a casa mantém a mesma aura das antigas e serve lanches e pratos simples e saborosos. Aproveite para provar a butifarra, substancioso sanduíche de jamón e salsa criolla, à base de cebola roxa e pimenta. Experimente também a chicha morada, o adocicado suco de milho roxo cultuado pelos nativos. Essa clássica combinação peruana não sai mais do que R$ 15, excelente custo-benefício num ambiente propício a jogar conversa fora, inclusive com os atenciosos donos, de origem italiana.




Eleja Miraflores como base. Ali concentram-se as melhores opções de hospedagem, ótimos restaurantes, muitos bares e cafés. 
Capitaneada por Gastón Acurio, embaixador informal da gastronomia peruana no mundo, uma nova geração de chefs emana da filial limenha da centenária Cordon Bleu francesa.
Pois é. Não tenha pudores em escolher entre o Astrid & Gaston, considerado o melhor do pedaço, a oficina de cozinha de Ricardo Cavenecia em exibição no Los Cavenecia, o La Red ou Señorío de Sulco. Todos eles são expoentes da alta gastronomia contemporânea do Peru. Endereços em que se cultuam ceviches, paltas, causas, lomos saltados, suspiros... fique à vontade.





A arte das caçarolas é levada tão a sério naquelas bandas que Lima abriga atualmente o maior festival do gênero na América do Sul, o Mistura, que reúne os melhores mestres-cucas do mundo a cada setembro. Ah, detalhe: no Señorío de Sulco, em Miraflores, você ainda pode participar de uma aula de preparo dos pratos típicos.


Ficou com gostinho de conhecer a capital peruana?


Nenhum comentário:

Postar um comentário