quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um destino acolhedor chamado Costa Rica!

A Costa Rica é conhecido como um destino sem endereços - isso mesmo, nada de nomes nas ruas ou número nas casas. Por mais que nos pareça estranho, neste pequeno país com aproximados 5 milhões de. É mágico ver taxistas e entregadores acertando precisamente e chegando ao seu destino, sem bússolas ou GPS. E verdadeiramente impressionante quando você mesmo começa a adquirir noções de distância e de localização dos pontos cardeais. Para quem não fica por tanto tempo, ou simplesmente cria seus próprios mecanismos para relacionar-se com o espaço, não faltam outros detalhes interessantes a serem descobertos nesta área estreita da América Central.



É possível ir do Pacífico ao Atlântico atravessando o país em apenas cinco horas, certo de que em nenhum momento a monotonia tomará conta dos olhos. Em alguns momentos, é possível até mesmo se deparar com alguma paisagem familiar, e não será impressão do turista. A Isla del Coco, parte do território do país, a maior ilha desabitada do mundo, foi cenário do filme 'Jurassic Park'.




Clima
Os microclimas são uma realidade na Costa Rica e a principal surpresa para o visitante de um país de dimensões continentais como o Brasil é experimentar atmosferas absolutamente distintas em flora, fauna ou temperatura em curtíssimos percursos. O país conta com doze zonas climáticas e cada uma tem suas características determinadas principalmente pela umidade e pela altitude. A presença de vulcões é outra variante capaz de alterar o clima, que pode apresentar-se desde quente e úmido (as regiões costeiras têm temperaturas mais elevadas), até verdadeiramente gelado, como no alto das áreas montanhosas. Na média, as temperaturas são amenas, entre 17 e 32 graus.

Existem duas grandes estações na Costa Rica: a estação seca, que ocorre de dezembro a abril e marca a alta temporada turística; e a estação das chuvas, de maio a novembro, período em que costumam se precipitar sobre o país as tormentas tropicais.




Costumes
Um dos slogans da Costa Rica é “Pura Vida”  e seu povo gosta de repeti-lo nas mais diversas situações. Se você pergunta se está tudo bem, diz um olá ou um até logo, 'pura vida!' muito provavelmente será sua resposta. Assim são os costarriquenhos, ou os 'ticos' como eles se autodenominam: receptivos, simpáticos e, em sua maioria, bem humorados e gentis.

O catolicismo é a religião oficial da Costa Rica e também a praticada por quase 80% de seus habitantes. Em todas as cidades multiplicam-se as igrejas ladeadas por amplas praças, configuração que gera um clima singelo similar ao encontrado nas cidades de interior brasileiras. A presença católica também é sentida nos costumes, na forma de um certo conservadorismo. Ainda que alegres e comunicativos na mais clássica latinidade, os 'ticos' tendem a resguardarem um considerável distanciamento respeitoso em suas relações menos íntimas.

Na região de Limón, no Caribe, encontra-se praticamente toda a população negra do país. Vindos da Jamaica para a construção de uma estrada no início do século 20, os negros de Limón comunicam-se em inglês na maior parte do tempo e em geral mostram-se mais expansivos. É nesta região também que ocorre o Carnaval costarriquenho , com desfiles nas ruas e muita música caribenha e africana, no mês de outubro.

Gastronomia 
O prato típico costarriquenho chama-se gallo pinto, uma mistura de arroz e feijão preto bastante condimentada com salsas e temperos locais e pequenos pedaços de pimentão. A iguaria pode ser acompanhada tanto por pedaços de queijo branco quente, ovos, lingüiça ou natilla, que é uma espécie de requeijão. Toda esta fartura não está reservada para o almoço ou para o jantar, e sim para o café da manhã. O prato foi criado nas áreas rurais do país, em tempos em que os trabalhadores saíam cedo de suas casas e precisavam de suprimento e energia para trabalhos pesados. Hoje, qualquer pequeno restaurante costarriquenho apresenta logo nas primeiras horas do dia suas opções de gallo pinto, que é conhecido como 'o mais 'tico' dos pratos'.




Existe uma grande variedade de frutas e hortaliças no país e a Costa Rica é uma grande exportadora de banana e café. No dia a dia, arroz (bem condimentado) e feijão (preto ou vermelho) ou feijão moído (um purê de feijão preto ou vermelho) e carnes de frango, peixe ou porco formam os cardápios básicos de casas e restaurantes. Na região do Caribe, pode-se experimentar o Rice and Beans local, uma outra versão de arroz com feijão, desta vez em uma variedade desses grãos e temperos que vão de pimentas bastante picantes ao coco ralado.

Esse país cheio de belezas naturais e acolhedor espera você! Faça já sua reserva: www.monark.tur.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário