sábado, 7 de dezembro de 2013

O Brasil é um bebê em termos de Viagens Internacionais

O Brasil está engatinhando ainda em termos de viagens, principalmente internacionais. Num país de 200 milhões de pessoas, menos de 8 milhões de pessoas ultrapassarão as fronteiras do Brasil em 2013. Ainda mais, tem muitas pessoas que viajam mais de uma vez por ano, como os executivos de empresas. Nesta conta entram as pessoas que viajam de avião e por terra.

Se falarmos dos estrangeiros que vem para o Brasil, neste ano teremos um pouco mais de 6 milhões. A grande maioria vem trabalhar no Brasil e não fazer turismo. Claro que sempre dá para fazer um pouco mas o propósito principal é negócios.

Os números de 2013 ainda não fecharam mas em 2012, foram 1.5 milhões de brasileiros para os Estados Unidos e 1,2 milhões de passageiros para a Argentina. Depois temos um pouco menos do que isso para a Europa como um todo, mas Portugal, França, Itália e Espanha tem visto mais brasileiros por lá.

Veja a campanha dos Estados Unidos para levar mais turistas.



Para o Brasil, o país que mais manda é a Argentina e não poderia ser diferente ainda. Temos uns 600 mil americanos que vem para cá e tem que tirar visto brasileiro. Imagine se não precisassem. 

A questão de visto brasileiro para americanos estava indo bem mas depois da denúncia de espionagem da nossa presidente, acredito que vai demorar mais um bom tempo.

Estamos com muito ainda para crescer em termos de número de viagens, e para que isso aconteça mais rápido, precisamos de mais infra estrutura, principalmente em aeroportos para assim termos mais rotas. Com a privatização dos aeroportos de São Paulo, Viracopos, Brasília, Galeão e Confins, as coisas vão melhorar mais rápido.

Uma coisa que se fala muito é da conta turismo, o dinheiro que os brasileiros deixam fora do brasil em suas viagens. Acontece que a conta turismo tem que ser feita de maneira correta, com os itens de turismo explícito como hotéis, passeios, ingressos, locação de carros, refeições, etc. O governo coloca as compras dos brasileiros como itens da conta turismo, o que está errado. Os brasileiros só compram lá fora porque aqui está caríssimo. A culpa não é do Turismo ou das pessoas que compram lá fora. A nossa carga de impostos é o grande culpado, como mostra o tema do PlayStation 4 que no Brasil custa mais de 5 vezes o preço lá de fora.

As viagens internacionais servem como uma importação de conhecimento e cultura. As pessoas voltam com suas mentes mais e maduras, e assim podem comparar melhor o nosso país. Ao mesmo tempo exportamos a nossa maneira de ser, nossa alegria e vontade de viver.

Então prepare-se, nos próximos anos você vai poder viajar mais e encontrar mais turistas no Brasil, e a Copa do Mundo vai ajudar na divulgação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário